Restaurantes Inspirados em GTA: San Andreas são Fechados por Advogados

Restaurantes Inspirados em GTA: San Andreas são Fechados por Advogados

O Cluckin’ Bell e o Burger Shot do mundo real não irão mais abrir após os envolvidos receberem uma ordem de fechar e desistir

Dois restaurantes pop-up não-oficiais, baseados em redes de fast food que apareceram em jogos anteriores da série Grand Theft Auto, planejavam abrir no próximo fim de semana em San Diego, a tempo para a Comic-Con. No entanto, isso aparentemente não ocorrerá mais, após a Take-Two Interactive, a empresa-mãe da Rockstar Games, enviar uma ordem de cessar e desistir para a empresa por trás dos restaurantes.

No sucesso de mundo aberto de 2004, Grand Theft Auto: San Andreas, os jogadores podem visitar diferentes lanchonetes de fast food diretamente inspiradas por marcas do mundo real, incluindo o Cluckin’ Bell (uma paródia do KFC e Taco Bell) e o Burger Shot (uma paródia do Burger King). Essas mesmas lanchonetes paródicas apareceriam em outros jogos GTA, incluindo Grand Theft Auto V.

Cluckin’ Bell

Da Paródia à Realidade

No entanto, no ano passado, uma dessas cadeias fictícias do jogo, o Cluckin’ Bell, tornou-se temporariamente real quando uma versão pop-up apareceu perto da convenção San Diego Comic-Con. Pessoas fizeram vídeos do local e de seus uniformes, decorações, placas e cardápios, todos diretamente inspirados pelos jogos GTA. E nada disso foi oficialmente aprovado ou conectado à Take-Two Interactive ou Rockstar Games. E este ano, as mesmas pessoas por trás daquela localização de fast food fictícia planejavam fazê-lo novamente, e até adicionar uma segunda lanchonete pop-up temática GTA. Mas agora esses planos estão mortos depois que os advogados da Take-Two supostamente se envolveram.

Em 14 de julho, conforme relatado pela Rockstar Intel, as empresas envolvidas com as localizações de fast food falsas – Smokin J’s BBQ e a marca de moda de Las Vegas boyworldwide – receberam uma carta de cessar e desistir da Take-Two. As empresas planejavam abrir os restaurantes pop-up Burger Shot e Cluckin’ Bell em 20 de julho, a tempo para a Comic Con. Mas um e-mail enviado à Rockstar Intel pelo Smokin J’s BBQ deixa claro que os planos mudaram.

Burger Shot

Consequências do Cessar e Desistir

“Na noite passada, recebemos uma carta de cessar e desistir do escritório de advocacia que representa a Take-Two Interactive. Em resposta, fomos obrigados a cancelar o evento Burger Shot que estava planejado para este fim de semana. (Na Comic Con) Ainda faremos uma instalação do tipo Cluckin’ Bell no próximo fim de semana, no entanto, agora será uma instalação de paródia marcada como Don’t Cluckin’ Tell.”

Não é surpresa que a Take-Two Interactive – uma empresa que repetidamente foi atrás de modders e criadores de conteúdo de GTA no passado – usaria sua equipe jurídica para fechar restaurantes do mundo real baseados em paródias de GTA.

Provavelmente, o Cluckin’ Bell do ano passado passou despercebido e, quando a Take-Two soube disso, tudo já havia acabado. Mas este ano – com toda a imprensa em torno dos locais de fast food e a adição de um Burger Shot – presumo que a Take-Two estava pronta para agir com uma carta de cessar e desistir no momento em que as empresas anunciaram seus planos pop-up.

Embora possamos entender que alguns fãs de GTA provavelmente estejam decepcionados com a notícia, podemos ver o lado da Take-Two nesta situação. Diferentemente dos mods de fãs, que não prejudicaram ninguém e não deveriam ter sido atacados legalmente pela editora, um restaurante não oficial parece muito mais duvidoso. Muitas pessoas podem simplesmente assumir que esses lugares são oficialmente aprovados e conectados à Rockstar. E se a comida for ruim ou deixar as pessoas doentes, isso poderia ser ruim para a Take-Two e a Rockstar, e seria uma grande bagunça para todos os envolvidos.