Não teremos mais Emulador Dolphin na Steam

Não teremos mais Emulador Dolphin na Steam

Apesar das melhores intenções, a equipe por trás do popular emulador declarou: “Estamos abandonando nossos esforços para lançar o Dolphin no Steam”.

As Ondas Começam a Ficar Mais Altas

O Dolphin, famoso emulador do Nintendo GameCube e Wii, não vai mais aportar no Steam, como revelaram seus desenvolvedores recentemente. Em uma publicação no blog do emulador, a equipe do Dolphin Emulator Project Team anunciou que suspenderia seus esforços para tornar o software disponível na plataforma da Valve.

Não Culpe a Nintendo

“Em primeiro lugar: a Nintendo não enviou à Valve ou ao Dolphin uma notificação conforme a seção 512 (c) da Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) – comumente conhecida como Aviso de Remoção DMCA – contra nossa página no Steam”, explicam na publicação, acrescentando que “a Nintendo não tomou nenhuma ação legal contra o Emulador Dolphin ou a Valve”.

Uma Maré de Confusão Jurídica

“O que realmente aconteceu foi que o departamento jurídico da Valve entrou em contato com a Nintendo para perguntar sobre o anúncio do lançamento do Emulador Dolphin no Steam. Em resposta a isso, um advogado representando a Nintendo America pediu à Valve que impedisse o Dolphin de ser lançado na loja Steam, citando o DMCA como justificativa. A Valve, então, nos enviou a declaração dos advogados da Nintendo e nos disse que tínhamos que chegar a um acordo com a Nintendo para lançá-lo no Steam”.

O Barco do Dolphin no Steam Afunda

E assim, eles finalmente declararam: “Estamos abandonando nossos esforços para lançar o Dolphin no Steam”, acrescentando que “a Valve, no final das contas, gerencia a loja e pode estabelecer quaisquer condições que quiserem para a aparição do software”.

Parece que, por enquanto, o Dolphin terá que nadar em outras águas. Mas, como dizem, depois da tempestade, sempre vem a calmaria. Quem sabe o que o futuro reserva para este emulador intrépido?