Tekken 8 Vai Corrigir Recurso Potencialmente Perigoso Após Reclamações

Tekken 8 Vai Corrigir Recurso Potencialmente Perigoso Após Reclamações

Adaptações nas Opções para Daltônicos no Jogo de Luta

“Tekken 8”, a próxima entrada na franquia de jogos de luta da Bandai Namco Entertainment, está previsto para ser lançado em 26 de janeiro. Às vésperas do lançamento, a equipe continua aprimorando aspectos do jogo, incluindo um conjunto de recursos de acessibilidade que gerou controvérsia em dezembro passado.

Durante o último grande torneio de “Tekken 7”, o “Tekken World Tour 2023 Finals”, realizado de 12 a 14 de janeiro, o produtor Katsuhiro Harada anunciou que algumas opções de acessibilidade de “Tekken 8” seriam ajustadas para funcionar melhor para todos. Isso ocorreu após a equipe receber elogios e críticas pelas suas variadas opções para daltônicos que, em alguns casos, causaram enxaquecas e vertigem.

“Várias pessoas têm falado sobre os recursos de acessibilidade na demo de ‘Tekken 8′”, disse Harada através do produtor e tradutor Michael Murray. “Na verdade, isso era apenas um trabalho em andamento, então fizemos algumas alterações para tentar abordar alguns dos problemas e garantir que funcione melhor para uma variedade maior de pessoas. Então, isso é algo que estamos atualizando para o jogo final, mas também vamos atualizar a demo para refletir isso.”

A Controvérsia das Opções para Daltônicos em Tekken 8

No final de dezembro, um tópico viral no X/Twitter mostrou algumas das muitas opções de filtros para daltônicos de “Tekken 8”. Um dos tweets mais populares mostrava Jin Kazama e Kazuya Mishima lutando com um filtro de listras preto e branco sobre um fundo principalmente branco. O objetivo era reduzir o número de cores na tela para tornar os modelos de personagens mais visíveis durante o ritmo frenético das lutas do jogo. Apesar do entusiasmo inicial, preocupações surgiram conforme o tópico se espalhava, com defensores da acessibilidade, como Ian Hamilton e Steve Saylor, alertando que o recurso poderia ser “perigoso” para pessoas com sensibilidade à luz.

Pouco depois da repercussão do tópico, Harada afirmou no X/Twitter que “Tekken 8” possui “vários tipos de opções de visão de cores” para os jogadores, além de configurações para ajustar o brilho em diferentes graus para uma acuidade visual ótima. Ele observou que opções como as implementadas em “Tekken 8” são “uma parte rara do gênero de jogos de luta” que ainda está sendo pesquisada e será expandida em futuros jogos da série.

“Atualmente, recebemos feedback positivo de muitos participantes da demo, mas entendemos que esta opção NÃO atende à visão de cores de TODOS os jogadores do mundo (dito novamente)”, disse Harada. “Gostaríamos também de informar que temos trabalhado com vários institutos de pesquisa e comunidades para desenvolver essa opção mesmo antes de desenvolvermos a ‘versão de acessibilidade do Tekken 7 (não à venda)’ e ‘Tekken 8’.”

Ainda não se sabe quais instituições de pesquisa ou comunidades de acessibilidade Harada está se referindo. Também não está claro se essas mudanças serão implementadas a tempo para o lançamento de “Tekken 8” em 26 de janeiro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Mais Novidades no Evento

Além dessa notícia, Harada e equipe divulgaram mais informações durante o evento, incluindo o anúncio de que o mestre de capoeira Eddy Gordo, com seu estilo de cabelo Killmonger, será o primeiro personagem DLC de “Tekken 8”, previsto para ser lançado na primavera.