Controvérsia Rodeia Novo Mod DLSS 3 para Starfield

Controvérsia Rodeia Novo Mod DLSS 3 para Starfield

Um novo mod para Starfield, ainda em acesso antecipado, já está gerando polêmica entre os fãs. O mod adiciona suporte para a tecnologia de ampliação DLSS 3 da Nvidia ao novo RPG da Bethesda, uma funcionalidade que não foi originalmente incluída no game, que optou pela tecnologia concorrente FSR 2 da AMD.

Entretanto, o que está causando alvoroço na comunidade é a decisão do modder PureDark de bloquear as características mais avançadas de geração de frames do DLSS 3, tornando-as acessíveis apenas para os assinantes de seu Patreon. A versão gratuita do mod fornece suporte apenas para DLSS 2, que oferece ampliação, mas não geração de frames.

A tentativa de cobrar usuários por mods sempre gera controvérsias. Um exemplo notável ocorreu em 2015, quando Bethesda e Valve se uniram para permitir que modders cobrassem por seus mods de Skyrim via Steam. A reação negativa foi tão intensa que a Valve retirou a funcionalidade poucos dias depois.

Cobrança por Mods?

A decisão de PureDark de adicionar DRM ao mod DLSS 3 de Starfield foi ainda mais polêmica, principalmente porque, segundo relatos do site RockPaperShotgun, essa proteção contra cópia já foi quebrada. O DLSS 3 se destaca por oferecer geração de frames em GPUs Nvidia da série 40, adicionando frames extras enquanto amplia o jogo para uma resolução mais alta.

Vale mencionar que a versão gratuita DLSS 2 do mod está recebendo críticas positivas, com desempenho semelhante ou até superior ao suporte oficial FSR 2 da AMD no jogo, e ainda oferece uma qualidade de imagem ligeiramente melhor. No momento, o mod “Starfield Upscaler” DLSS de PureDark é o lançamento mais popular para Starfield no site NexusMods.

Ajudando a Comunidade

PureDark já tem um histórico de introduzir suporte DLSS em jogos que originalmente não oferecem a tecnologia da Nvidia. Seu perfil no NexusMods apresenta mods para outros jogos da Bethesda, como Fallout 4 e Skyrim. Ele também adicionou DRM ao seu mod DLSS 3 para Red Dead Redemption 2.

Apesar de Starfield suportar apenas o FSR 2 da AMD em seu lançamento, Frank Azor, chefe de jogos da AMD, insinuou que nada impede o jogo de também suportar o DLSS da Nvidia. Mesmo com a AMD se posicionando como a “parceira exclusiva para PC” de Starfield, Azor afirmou que, se a Bethesda decidir adicionar DLSS, terá “todo o apoio da AMD”.