Embracer Vende a Desenvolvedora de Borderlands, Gearbox, para a Take-Two

Embracer Vende a Desenvolvedora de Borderlands, Gearbox, para a Take-Two

A Embracer Group anuncia acordo de venda, passando as renomadas franquias de Gearbox para a Take-Two por $460 milhões.

Um Acordo Bilionário Reestruturado

O conglomerado sueco de jogos, Embracer Group, firmou um acordo para vender a Gearbox Interactive à Take-Two, empresa mãe da Rockstar, por $460 milhões. Em um comunicado à imprensa divulgado na quinta-feira, a Embracer revelou que a Take-Two adquirirá a propriedade completa sobre as franquias Borderlands (incluindo Tiny Tina’s Wonderlands), Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e Duke Nukem. A conclusão do negócio é esperada para junho de 2024.

A Take-Two Entertainment também assumirá os estúdios da Gearbox localizados em Quebec, Montréal e Frisco, Texas. No entanto, a Embracer reterá vários ativos da Gearbox, incluindo Gearbox Publishing San Francisco (que será renomeada), Cryptic Studios, Lost Boys Interactive, a franquia Remnant, Hyper Light Breaker e “outros lançamentos de jogos notáveis não anunciados”.

Os ativos adquiridos — que, segundo a Take-Two, incluem dois títulos de Borderlands, dois títulos de Homeworld e “pelo menos uma nova propriedade intelectual empolgante” já em desenvolvimento — continuarão sob a liderança do CEO da Gearbox, Randy Pitchford, dentro da divisão 2K da Take-Two.

Uma Nova Era para Gearbox e Take-Two

David Ismailer, presidente da 2K, expressou entusiasmo com a aquisição: “Estamos entusiasmados em receber Randy Pitchford e sua equipe de desenvolvedores apaixonados e talentosos na 2K e estamos ansiosos para lançar vários projetos no futuro como colegas. Nós adoramos fazer parceria com a Gearbox em todas as iterações da franquia Borderlands e estamos empolgados por estar em desenvolvimento ativo no próximo título da série.”

A venda de $460 milhões — que já era esperada há algum tempo — contrasta com a avaliação de $1.3 bilhões da empresa feita pela Embracer em 2021. Desde então, a Embracer vem passando por uma agressiva “reestruturação”, após um negócio de $2 bilhões não se concretizar no ano passado, incluindo a venda da Saber Interactive no mês passado e demissões na Lost Boys Interactive e na Eidos Montreal em janeiro.

Fonte: https://embracer.com/releases/embracer-group-divests-gearbox-entertainment-for-a-consideration-of-usd-460-million-to-take-two-interactive-software-inc/