Twitter vai perder o logotipo do pássaro em revisão de marca, diz Elon Musk

Twitter vai perder o logotipo do pássaro em revisão de marca, diz Elon Musk

O bilionário sugere substituir o pássaro azul por um ‘X’

Um novo rosto para o Twitter

Elon Musk, dono do Twitter, anunciou recentemente que a plataforma de mídia social vai aposentar seu famoso logotipo do pássaro azul e, eventualmente, o próprio nome Twitter. Tudo isso faz parte do seu esforço incansável de reformular a empresa.

O adeus ao pássaro azul

Musk, em meio a tweets perguntando aos usuários se a marca deveria mudar sua cor padrão de azul para preto ou branco, acrescentou: “Em breve, diremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”. Ele disse que substituirá o famoso pássaro por um “X”, que combina com sua primeira empresa de processamento de pagamentos, X.com, e a recentemente nomeada empresa controladora do Twitter, X Holdings.

X é o futuro

Em tweets posteriores, a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, declarou que “X é o estado futuro de interatividade ilimitada”, incluindo pagamentos e a compra e venda de “bens, serviços e oportunidades” que serão “alimentados por IA”.

Reações variadas

Especialistas em branding e ex-funcionários foram abertamente críticos à decisão. “Estou ansioso para os fãs de Elon me explicarem como destruir uma marca universalmente reconhecida é uma decisão inteligente de negócios”, tuitou o empreendedor de marketing Ben Parr.

Um novo caminho para o Twitter

A mudança de identidade segue outras alterações radicais que Musk implementou desde que comprou a plataforma de conversação global por $44 bilhões em outubro. Musk dispensou cerca de três quartos do pessoal do Twitter, descartou regras anteriores contra campanhas de desinformação organizada e interagiu pessoalmente com contas anteriormente suspensas por discurso de ódio.

As consequências da mudança

A reformulação da marca provavelmente facilitará a separação para aqueles que estão em cima do muro. “Eu tenho relutado em deixar o Twitter completamente, mas tenho que dizer que não terei problema em deixar o X”, tuitou o autor de ficção científica John Scalzi, vencedor do Hugo Award.

O fim de uma era

Parece que Elon Musk está simplesmente movendo sua organização ainda mais para o caminho da funcionalidade fria e dura, em vez das associações mais suaves que tem atualmente. Certamente, a reformulação da marca causará impacto na experiência do usuário e, provavelmente, incentivará muitos a migrar para outras plataformas.