Novas temporadas e passe de batalha do Diablo 4. Por que exigem o início de um novo personagem?

Novas temporadas  e passe de batalha do Diablo 4.  Por que exigem o início de um novo personagem?

A Blizzard e seu novo modelo de negócios.

O lançamento do Diablo 4 parece ter corrido muito bem para a Blizzard, que se vangloriou de seu maior lançamento de todos os tempos após uma enorme (e estranhamente dispersa) blitz de marketing. Mas à medida que o jogo se aproxima da introdução de sua primeira temporada e de seu passe de batalha, um espinhoso problema de comunicação se avizinha.

Novos jogadores de Diablo (e aqueles que não participaram do jogo sazonal em versões anteriores do jogo) ficaram chocados ao descobrir que, para participar do conteúdo sazonal e aproveitar ao máximo o passe de batalha, terão que criar novos personagens sazonais e começar a nivelá-los do zero. Não só isso, mas eles precisarão fazer isso a cada três meses se quiserem participar das temporadas futuras.

Rod Fergusson, gerente geral de Diablo, tem trabalhado duro nas respostas no Twitter esta semana, tentando esclarecer a confusão. Entre outras coisas, Fergusson foi chamado para explicar que os personagens atuais dos jogadores não desaparecerão no início de uma nova temporada – eles viverão no que a Blizzard chama de “reino eterno”, assim como os personagens sazonais quando uma nova temporada começar. Ele também enfatiza que os jogadores só precisam completar a campanha Diablo 4 uma vez e podem ignorá-la em favor de um nivelamento mais livre em personagens subsequentes.

Mas muitos ainda estão confusos e decepcionados. “Sou um novo jogador de Diablo e um novo pai. Eu só tenho talvez uma hora por dia para jogar, se tanto. Então meu personagem atual é apenas nível 11”, disse um. “Você está dizendo que eu basicamente não deveria nem jogar este jogo, certo?”

O problema surgiu porque as temporadas significam algo diferente em Diablo do que fazem na nova geração de jogos de serviço ao vivo que Diablo 4 está tentando se juntar – e ao combinar essas duas coisas, a Blizzard se colocou em rota de colisão com as expectativas dos novos jogadores.

Divulgação Blizzard

Para os jogadores de Diablo, uma temporada é uma folha em branco competitiva: uma oportunidade de se testarem uns contra os outros e contra o próprio jogo. Originalmente chamadas de escadas, foram introduzidas como um recurso online de Diablo 2, no qual os jogadores competiriam para ser os mais rápidos em subir de nível em seus personagens e subir nas classificações. Para Diablo 3, a Blizzard as renomeou como temporadas, e adicionou uma estrutura de recompensas oferecendo alguns itens sazonais legais para tornar a participação mais atraente para aqueles que não estavam interessados em moagem competitiva.

Tudo isso se encaixa em uma cultura mais ampla em jogos de RPG de ação – especialmente na raça dos rastejadores de masmorra, dos quais Diablo é o exemplo mais famoso. Os devotos desses jogos geralmente se concentram em explorar as nuances das várias classes de personagens e experimentar construções ao longo de várias reinicializações, ao invés de se investir pesadamente em um único personagem.

Mas essa cultura é contrária ao que muitos novos jogadores de Diablo 4 esperam. Em particular, o jogo tem visto uma enxurrada de jogadores e criadores de conteúdo da comunidade Destiny 2. No Destiny 2, como em muitos outros jogos de serviço ao vivo, o foco é muito voltado para avançar continuamente um único personagem através de temporadas de novo conteúdo. Para esses jogadores, a exigência de um novo personagem é extremamente contraintuitiva.

Exacerbando esse problema, a Blizzard disse que haverá conteúdo – incluindo novas linhas de missão e mecânicas de jogo – que será exclusivo para temporadas individuais e, portanto, para personagens sazonais. Isso significa que, com um único personagem, você não será capaz de ver tudo o que Diablo 4 tem a oferecer.

E isso não é tudo – também há um elemento financeiro nisso. A Blizzard vinculou explicitamente o passe de batalha de Diablo 4 (o primeiro na história da série) às temporadas do jogo, o que significa que apenas os jogadores que se comprometem a começar novos personagens serão capazes de avançar o passe e reivindicar recompensas. O passe de batalha tem um nível gratuito, mas também dois níveis premium. Se você comprar um passe de batalha, não conseguirá obter nenhum valor dele sem começar um novo personagem. (Ou, para colocar de outra maneira, a Blizzard limitou seu mercado para o passe de batalha às pessoas que querem se envolver no jogo sazonal.)

Alguns jogadores estão pedindo que a Blizzard reverta essa política, enquanto o restante da comunidade Diablo reage com um perplexo “o que você esperava?” Ainda assim, ambos têm um ponto. O ritual de começar um novo personagem após o novo personagem está embutido no design do jogo Diablo e nos hábitos de sua comunidade de longa data e muito grande. (Eu já tenho três personagens Diablo 4, e ainda nem terminei a campanha.) Não há razão para que essa tradição mude apenas para acomodar uma enxurrada de novos jogadores que foram treinados por outros jogos para esperar algo diferente.

Mas, ao vincular o progresso do passe de batalha e a monetização às temporadas, e ao restringir o conteúdo exclusivo dentro delas, a Blizzard está colocando uma ênfase muito forte no que era, em Diablo 3 e antes, apenas um estilo de jogo opcional. O jogo sazonal parecerá estar no coração do jogo, e é onde as atualizações mais emocionantes acontecerão. Os jogadores que preferem ficar com seu personagem original provavelmente sentirão que estão perdendo (mesmo que o jogo indiscutivelmente lhes dê muitas coisas para fazer em busca de seu distante limite de nível 100).

A Blizzard provavelmente não vai recuar nisso. A decisão de vincular inextricavelmente os reinícios de personagens sazonais do Diablo 4 à sua nova estrutura de jogo de serviço me parece audaciosa e muito intencional. Esses desenvolvedores sabem onde está a força do jogo e o que é que os jogadores de Diablo adoram fazer mais.

Um exemplo da jornada da temporada de Diablo 4 — um conjunto de objetivos sazonais que apenas novos personagens podem acessar. Imagem: Blizzard

O plano do estúdio para passes de batalha e temporadas é feito sob medida para maximizar o envolvimento da comunidade principal de Diablo 4, ao invés de agradar a todos, e provavelmente é uma boa escolha para o futuro a longo prazo do jogo. Mas para chegar lá, a Blizzard terá que enfrentar uma tempestade de dissonância cognitiva de um público muito confuso quando a primeira temporada do Diablo 4 for lançada em julho.