Ferramenta Interna Vaza Revelando Recursos Secretos do Windows 11

Ferramenta Interna Vaza Revelando Recursos Secretos do Windows 11

#stagingTool #Microsoft

A “StagingTool”, que é muito semelhante a uma ferramenta de terceiros chamada ViveTool, foi brevemente disponibilizada para a comunidade do Windows.

Um vazamento inesperado aconteceu na Microsoft: o “StagingTool“, um aplicativo interno usado por funcionários para habilitar recursos inéditos e secretos do Windows 11, foi acidentalmente divulgado. Normalmente, a gigante do software testa características experimentais ou ocultas do Windows 11 em compilações públicas do sistema operacional, mas os entusiastas do Windows até agora precisavam confiar em ferramentas de terceiros para acessar recursos secretos que a Microsoft ainda não disponibilizou para todos os testadores.

Um Vazamento Acidental Durante o “Bug Bash”

A liberação acidental da StagingTool da Microsoft aconteceu durante o evento de “bug bash” da empresa nesta semana, no qual engenheiros incentivam o feedback dos testadores do Windows 11 para eliminar quaisquer bugs restantes antes de uma grande atualização. Espera-se que a Microsoft entregue sua próxima grande atualização do Windows 11 em setembro, incluindo suporte nativo para arquivos RAR e 7-Zip.

O usuário do Twitter, XenoPanther, foi o primeiro a descobrir a StagingTool na quarta-feira, antes da Microsoft removê-la rapidamente algumas horas depois. A ferramenta interna agora está sendo amplamente compartilhada pela comunidade Windows. A StagingTool é muito semelhante ao aplicativo ViveTool de terceiros, que os entusiastas do Windows têm usado há anos para habilitar recursos ocultos do Windows 11.

A StagingTool e Seus Recursos Ocultos

A StagingTool é um aplicativo de linha de comando que permite alternar os IDs de recursos que habilitam certas partes inéditas do Windows 11. Ela é particularmente útil quando a Microsoft usa testes A/B para recursos, onde apenas um pequeno subconjunto de Windows Insiders terá acesso a um recurso antes da Microsoft disponibilizá-lo de forma mais ampla para os testadores.

Os entusiastas do Windows estão sempre em busca de novos recursos toda vez que a Microsoft lança uma nova compilação para teste. Existem flags ocultas no sistema operacional que ativam recursos, permitindo à comunidade do Windows ver quais adições ao sistema operacional a Microsoft está experimentando antes mesmo de a empresa reconhecer os novos recursos.

O Vazamento da StagingTool Facilita o Processo

A Microsoft está plenamente ciente da comunidade habilitando esses recursos secretos. “Também reconhecemos que alguns de nossos Insiders mais técnicos descobriram que alguns recursos são intencionalmente desabilitados nas compilações que disponibilizamos”, reconheceu Amanda Langowski, a líder do Programa Windows Insider, em uma postagem de blog no ano passado.

O próprio vazamento da StagingTool da Microsoft torna esse processo de habilitação de recursos secretos ainda mais fácil e “oficial”, uma vez que esta é uma ferramenta interna que os engenheiros usam para testar recursos inéditos.