“Starfield Não é Chato!”, Bethesda Responde aos Avaliadores do Steam

“Starfield Não é Chato!”, Bethesda Responde aos Avaliadores do Steam

O renomado desenvolvedor de RPGs enfrenta críticas com sua nova classificação ‘mistas’ no Steam

A narrativa em torno de Starfield, o expansivo RPG de ficção científica, tomou um rumo inesperado. As avaliações do jogo no Steam recentemente caíram para “mistas”, e agora, funcionários da Bethesda estão ativamente defendendo o jogo nos comentários, argumentando contra alegações de que o jogo é chato e sem alma.

Usuários do X (anteriormente conhecido como Twitter) identificaram respostas dos desenvolvedores a algumas das avaliações mais negativas de Starfield no Steam, que foram compartilhadas online. Estas não são meras correções ou comentários rápidos, mas sim refutações detalhadas que parecem seguir um script de atendimento ao cliente da Bethesda. Uma avaliação recente, postada em 27 de novembro por um usuário com 75 horas de jogo, dizia: “A história é genérica e a jogabilidade se torna entediante. Eu gostaria que houvesse um motivo para explorar planetas e construir postos avançados. Tudo é divertido até fazer uma vez, depois se torna uma tarefa repetitiva e sem alma.”

A Bethesda respondeu com uma mensagem que soa como uma paródia corporativa típica dos RPGs mais antigos da empresa:

“Saudações,

Obrigado por deixar uma avaliação para Starfield!

Você pode voar, atirar, minerar, saquear!

Starfield é um RPG com centenas de horas de missões e personagens para conhecer. A maioria das missões varia de acordo com as habilidades e decisões do seu personagem, alterando drasticamente o desfecho de sua jogatina. Tente criar personagens diferentes, com histórias e características opostas ao seu personagem anterior. Você sentirá como se estivesse jogando um jogo totalmente diferente. Invista em habilidades diferentes das de um personagem que você já criou e agora você se deparará com decisões completamente diferentes e dificuldades a enfrentar.

Há tantas camadas em Starfield que você descobrirá coisas que nunca soube serem possíveis depois de jogar por centenas de horas.

Mesmo depois de concluir a história principal, sua aventura não termina! Você pode continuar no Novo Jogo+ para explorar Starfield e tudo o que há por lá!

Nunca pare de explorar!

Suporte ao Cliente Bethesda”

Outras respostas são mais diretas, com a Bethesda rebatendo firmemente críticas de que a galáxia de 1.000 planetas de Starfield é “entediante”. “Lamentamos que você não goste de pousar em diferentes planetas e esteja achando muitos deles vazios”, diz outra resposta do serviço de atendimento ao cliente. “Alguns planetas de Starfield foram projetados para serem vazios propositalmente, mas isso não é chato.” A empresa citou uma entrevista do diretor Todd Howard, onde ele mencionou que a lua é vazia, mas os astronautas não ficaram entediados ao pousar nela.

Uma outra resposta do suporte ao cliente da Bethesda contestou uma crítica sobre as muitas telas de carregamento do jogo, que interrompem a viagem espacial e a exploração. “Embora haja telas de carregamento ao viajar rapidamente, considere a quantidade de dados para a jogabilidade expansiva que é gerada proceduralmente e carregada sem problemas em menos de 3 segundos”, diz a resposta. “Acreditamos que essa limitação não impedirá nossos jogadores de se perderem no mundo que criamos.”

As avaliações no Steam podem definir o sucesso a longo prazo de um jogo na plataforma. Quando caem para a temida categoria “mistas”, com menos de 70% de feedback positivo, a classificação muda de azul para o amarelo do “perigo”. Starfield recentemente ultrapassou esse limite com um aumento nas vendas antes do feriado de Ação de Graças. No entanto, é raro ver um estúdio realmente contestar avaliações subjetivas e basicamente dizer aos usuários que eles estão jogando o jogo de forma errada.

Embora Starfield esteja longe de ser um jogo ruim, está claro que o tão esperado RPG espacial dos criadores de Fallout 3 e Skyrim não impressionou a todos. A análise extensiva da Kotaku detalha os aspectos positivos e negativos deste jogo de mundo aberto, e a falta de uma nomeação para Jogo do Ano no Game Awards de Geoff Keighley, seguida por debates sobre a diminuição do número de jogadores simultâneos no Steam, complicaram ainda mais a narrativa em torno do grande exclusivo para consoles da Xbox em 2023.

Uma maneira infalível de reverter avaliações negativas no Steam é continuar lançando grandes atualizações. Enquanto Starfield recentemente recebeu suporte para DLSS no PC e a capacidade de comer alimentos diretamente do ambiente (o que é inútil, mas divertido), o jogo ainda pode se beneficiar de várias outras melhorias e adições. Jogos como Cyberpunk 2077 mostraram que isso é possível. No entanto, com base em suas respostas atuais às avaliações negativas no Steam, parece que a Bethesda acredita que Starfield está principalmente bem como está.