Meta Anuncia o Fim da Mensagem Cruzada entre Instagram e Facebook

Meta Anuncia o Fim da Mensagem Cruzada entre Instagram e Facebook

A funcionalidade será descontinuada em meados de dezembro

A Meta atualizou discretamente suas páginas de suporte para informar que, em breve, os usuários do Instagram não poderão mais enviar mensagens para contatos do Facebook. Conforme destacado pelo 9to5Google, a empresa anunciou que a funcionalidade será desativada em meados de dezembro, embora sem especificar uma data exata.

A página de suporte indica que, enquanto não será possível iniciar novas conversas entre plataformas, as conversas existentes no Instagram se tornarão somente leitura.

O gigante das redes sociais introduziu a mensagem cruzada em 2020 e, três anos depois, após adicionar recursos como bate-papo em grupo ao longo do caminho, está encerrando a funcionalidade sem grande alarde.

A Meta não forneceu um motivo específico para a descontinuação da mensagem cruzada. No entanto, o Ato de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia exige que grandes aplicativos de mensagens sejam interoperáveis entre si. Em setembro, o WABetaInfo relatou que o WhatsApp, de propriedade da Meta, começou a trabalhar em um recurso de interoperabilidade, como indicado pela tela de “chats de terceiros” identificada pelo blog.

Em agosto, a empresa afirmou que pretende ativar a criptografia de ponta a ponta por padrão para os usuários do Messenger até o final do ano. Na época, o vice-diretor de privacidade da Meta, Rob Sherman, disse que as DMs do Instagram também receberiam proteção de criptografia de ponta a ponta após a implementação completa no Messenger. A empresa não comentou imediatamente se a descontinuação da mensagem cruzada estava relacionada a esse desenvolvimento.

Separadamente, em junho, a Meta também concordou em reformular seu centro de contas, permitindo aos usuários um maior controle sobre atividades entre sites, após a direção do órgão antitruste alemão.